O inverno está chegando e com ele a temporada de nariz entupido, coceira nos olhos, espirros e excesso de coriza. Esses são alguns dos vários sintomas da temida rinite, comum tanto em crianças como em adultos.
A rinite é comum em períodos mais frios, pois o alérgico passa mais tempo em lugares fechados e em contato com substâncias que agravam seu quadro, como ácaros, poeira, mofo e outros vilões da alergia. Por esse motivo, é importante ter atenção aos prejuízos da doença e às formas de preveni-la.
Não fique em ambientes sujos e empoeirados
É de conhecimento geral que um ambiente limpo cria uma barreira contra os agentes causadores de diversos problemas de saúde. A poeira e os ácaros, por exemplo, podem ser a porta de entrada para a rinite. Afinal, no organismo, essas substâncias são capazes de aumentar a produção de secreções e bloquear as vias respiratórias.
Manter sua casa e seu ambiente de trabalho limpos, além de uma questão de higiene, é uma ótima medida para coibir alguns dos responsáveis pelas infecções, inflamações e alergias.
Ar-condicionado deve ser usado com equilíbrio
Há muitos mitos e verdades no que diz respeito à utilização do ar-condicionado. Porém, se usado de forma equilibrada e correta, o aparelho não tende a ser o causador da rinite. Para isso, deve estar com a higienização em dia e ser ligado apenas quando necessário. Até porque, devido às baixas temperaturas, muitas vezes o clima, por si só, fica agradável e dispensa o ar-condicionado.
Evite locais fechados
Os locais fechados são um perigo para quem tem rinite alérgica e, além dela, também favorecem a gripe, o resfriado e outros problemas. Sempre que possível, mantenha os ambientes bem arejados, com janelas aberta e o uso de umidificador de ar.
Existem outras formas de se proteger, tais como:
👉 Realizar a lavagem do nariz com soluções salinas diariamente;
👉 Evitar perfumes e produtos com cheiro forte, pois eles podem desencadear uma crise de rinite alérgica;
👉 Fugir dos objetos que acumulam poeira e ácaros, como tapetes, cortinas e carpetes;
👉 Preferir panos úmidos para a limpeza, pois vassouras e espanadores espalham a poeira;
👉 Usar travesseiros e cobertores de material sintético, em vez dos de penas ou lã.
Para mais informações, especialmente em relação ao tratamento da rinite, oriente-se com um otorrinolaringologista. Entre em contato com um dos profissionais do GOI.
Grupo de Otorrinolaringologia Integrada
(62) 3928-0988 | (62) 98185-6722 (WhatsApp)
Rua 17-A com rua 13-A, 899, Centro de Medicina Amyn Daher, Segundo Andar – St. Aeroporto, Goiânia | Entrada pela Rua 13-A