Bebês que chupam dedo ou utilizam chupeta e/ou mamadeira podem ter prejuízos em diversos aspectos, um deles é o desenvolvimento da fala. O uso desses objetos pode interferir na pronúncia das palavras e no mau uso da fala pela criança, além de afetar sua mastigação, deglutição e causar problemas ortodônticos. O ideal é que esses hábitos sejam interrompidos até os 2 anos de idade.
Como fazer seu filho abandonar a chupeta e a mamadeira
O diálogo é a melhor maneira de explicar ao seu filho que chegou o momento de abandonar a chupeta, mamadeira ou a mania de chupar dedo. Procure explicar à criança que ela está crescendo e chegou a hora de deixar esses hábitos para trás. Trocar tais objetos por um copo divertido, sem bico, ou um brinquedo também é uma boa opção. Faça elogios quando ela estiver sem a chupeta, por exemplo, como forma de estimulá-la.
Quais os sinais de que a criança tem um problema de fala?
Com 1 ano a criança já emite algumas palavras e com 2 anos ela já se comunica bem oralmente. Se nessa fase o seu filho ainda não apresenta tal comportamento, alguma coisa pode estar errada.
É importante observar alterações marcantes na fala da criança, como a troca de letras após os 4 anos de idade, se ela já tem mais de 2 anos e ainda não fala, entre outras dificuldades para articular palavras. A gagueira é comum entre 2 e 3 anos, mas acima dessa faixa etária já pode indicar um problema na linguagem.
Outro aspecto a ser notado é se a criança tem dificuldade para ouvir, o que pode representar algum tipo de deficiência auditiva e ocasionar um atraso no desenvolvimento da fala. Quanto antes a família buscar a ajuda de um fonoaudiólogo, mais rápidos podem ser os resultados do tratamento.