A amamentação é um dos processos mais esperados pelas mamães, pois é através dela que o vínculo com o bebê se torna ainda mais forte. No mês de alusão à importância dessa prática, o Agosto Dourado, destacamos um entre os tantos benefícios proporcionados pelo aleitamento materno à saúde da criança: a fala. Entenda melhor sobre a relação entre a amamentação e esse tipo de desenvolvimento na infância.
Pega correta
Apesar de muito aguardada, a experiência de amamentar nem sempre é fácil e pode ser repleta de desafios para a mãe, como a dor na mama. Isso ocorre porque, muitas vezes, a posição do bebê está incorreta, o que afeta a sucção e provoca dores e fissuras nos seios da mãe. Atente-se se a boca da criança está devidamente aberta, de modo que grande parte da aréola esteja dentro da boca.
O queixo deve encostar nas mamas, com o cuidado para que os seios não obstruam as narinas da criança. Com a pega correta, o bebê se sente satisfeito com maior rapidez e recebe os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Caso não consiga realizar a pega corretamente, um fonoaudiólogo pode te ajudar.
Desenvolvimento da fala
A amamentação feita de maneira adequada permite, inclusive, uma melhor formação da fala da criança. Afinal, os movimentos realizados na hora de mamar promovem a adequação da musculatura da face e as funções de deglutir e respirar acontecem simultaneamente, promovendo melhores condições para que ela possa falar.
De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia, o leite materno é um recurso natural e completo, capaz de proporcionar todos os nutrientes que o bebê precisa nos primeiros seis meses de vida. Após essa idade, mesmo com a introdução, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de amamentar a criança até os dois anos ou mais. O aleitamento materno fortalece a imunidade, previne doenças e prepara a musculatura para os sons da fala.
Fonoaudiólogos pela amamentação
O fonoaudiólogo é o profissional mais indicado para avaliar o sistema motor oral do bebê (língua, lábios, palato, bochecha, sucção nutritiva e não-nutritiva, etc.). Ele pode auxiliar com orientações essenciais para o sucesso da amamentação e identificar possíveis limitações da criança para indicar o melhor tipo de tratamento.
Se você é mãe de primeira viagem ou, apesar de ter experiência, precisa de ajuda, nós podemos te auxiliar. Informe-se com os fonoaudiólogos do GOI (Grupo de Otorrinolaringologia Integrada)!
📲 (62) 98185-6722 ou ☎ (62) 3928-0988
Estamos na Rua 17-A (Entrada pela Rua 13-A), nº 899, Centro de Medicina Amyn Daher, Segundo Andar – St. Aeroporto, Goiânia – GO, 74070-060